OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Dando sequência à nossa jornada de oração pelo sertão nordestino, conheceremos mais três cidades que estão entre as mais carentes.
 ÁGUA BRANCA (PB)
A cidade de Água Branca está a 380 km da capital, João Pessoa, possui 9.500 habitantes e sua emancipação ocorreu em 1959. O analfabetismo alcança 34% da população que vive da agricultura e da pecuária. Os 100 evangélicos de Água Branca estão distribuídos em duas igrejas: 80 na Assembleia de Deus e 20 na Igreja Presbiteriana. Noventa e oito por cento da população é Católica. Eis os motivos para orarmos por Água Branca:
1. Há poucas igrejas nessa cidade e as que existem têm dificuldades para se expandirem. Que o Senhor levante igrejas de outras regiões para ajudarem os obreiros que trabalham em Água Branca. E também que sejam despertadas igrejas com visão missionária para abrirem novas congregações.
2. Que a idolatria seja enfraquecida. Duas grandes festas religiosas na cidade fortalecem a idolatria. É difícil a conversão de moradores, e mais difícil ainda mantê-los na igreja, especialmente por pressões familiares. Com muita oração, os impedimentos serão quebrados, para que a população receba a nova vida em Cristo Jesus.
3. A implantação de obras sociais, tão necessárias na cidade, e investimentos em pequenas indústrias, por parte de empresários evangélicos, poderá promover mudança na mentalidade anti-evangélica, e muitos poderão ser salvos.
4. Que o evangelho seja pregado nessa cidade com sabedoria e no poder do Espírito Santo, para que venha sobre Água Branca um novo tempo de graça de Deus, de salvação, de cura, de libertação.
SANTA CRUZ DOS MILAGRES (PI)
Nessa cidade, 97% dos 4.000 habitantes são católicos. Apenas 2,5% são evangélicos e estão distribuídos em duas Assembleias de Deus e uma batista. São apenas 100 irmãos. O analfabetismo é alto: 37% e a população vive economicamente da agricultura de subsistência, produção de milho e arroz, e turismo religioso. Santa Cruz dos Milagres está a 180 km da capital, Teresina. São vários os motivos de oração por essa cidade do sertão nordestino:
  • O centro de atração é uma cruz, por meio da qual é dito terem acontecido milagres. A partir daí começaram as romarias. Tem a terceira maior romaria do Nordeste e a maior do Piauí. Com isso, desenvolveu-se o turismo religioso em Santa Cruz, que é parte significativa da economia local. Vamos orar para que seja quebrado o poder da idolatria, e os moradores recebam a luz do Evangelho.
  • Seja quebrado também o poder do alcoolismo, drogas e prostituição. E que venha a bênção da salvação para essa população.
  • As igrejas existentes se desenvolvam, tornando-se agentes de mudança social e econômica na cidade.
  • Que igrejas de outras regiões enviem obreiros para ajudarem na evangelização e no estabelecimento de novas congregações.
  • A glória do Todo-Poderoso venha sobre essa cidade, levando o povo a adorar o Deus único.
SENADOR RUI PALMEIRA (AL)
Desde 1981, essa cidade é emancipada. Está localizada a 240 km da capital, Maceió, possui 13 mil habitantes que vivem da agricultura de subsistência, principalmente feijão, milho e algodão, bem como, da indústria de curtume, olaria, artesanato e pequenas cooperativas. Quarenta e sete por cento da população é analfabeta. Os católicos dominam a cidade com 94%, enquanto os evangélicos são apenas 2% distribuídos assim: 213 irmãos na Assembleia de Deus e 5 na Igreja Batista. Abaixo estão listados os motivos de oração:
  • Faltam igrejas evangélicas nessa cidade. Oremos para que igrejas de outras regiões se esforcem para abrir novas congregações na cidade.
  • Que o Espírito Santo opere poderosamente nos crentes residentes, para que eles sejam fortalecidos para pregarem o evangelho.
  • Que pastores e empresários evangélicos sejam despertados para implantar obras sociais na cidade, o que poderá mudar a visão negativa com relação aos evangélicos.
  • Que centenas e milhares se convertam, formando-se igrejas dinâmicas, que também cooperem para mudanças sociais e econômicas.
  • Que o poder do Espírito Santo venha sobre essa cidade, muitos sejam transformados pelo evangelho de Jesus Cristo, e a cidade fique iluminada pela luz do Céu.
Fonte: Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino