Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A IGREJA VAI AO TEMPLO.


Etimologicamente falando “igreja” significa: Ekklesia (grego) ou Ecclesia (latim)
Sempre costumo dizer a Expressão: A IGREJA VAI AO TEMPLO; Os cristãos em geral usam comumente a expressão: “vamos a Igreja” Essa é uma expressão errônea, os crentes têm invertido o verdadeiro sentido e essência da Igreja no seu papel fundamental, Igreja não é uma edificação feita de alvenaria, madeira, etc, mas sim um agrupamento de pessoas seguidoras de Cristo. Essa simples expressão, tem interferido mesmo de forma inconsciente na vida de crentes no seu comportamento diário, quando ele pensa: O TEMPLO É A CASA DE DEUS e quando ele esta no Templo seu comportamento é santo, porque pensa ele que Deus está somente no templo, esquece que Deus não habita em templos feitos por mão humanas, esquece que ele mesmo é o templo de Deus e deve levar a presença de Deus onde ele estiver.. Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. E também não precisa que façam nada por ele, pois é ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. Atos 17.24,25.


A palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados. No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a descrição de Paulo, da "Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20).
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
1ª Coríntios 6.19
Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" 
1 Pedro 2:5)
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;
Mateus 28.19,20
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
João 17.18-21







sábado, 15 de outubro de 2011

AS MÃOS DO OLEIRO.

Tudo começa com um homem sensível a voz de Deus, chamado Jeremias, seu nome significa: Deus Designa ou Deus Estabelece. Jeremias vem de uma linhagem sacerdotal, seu Pai era Sumo Sacerdote, chamava-se Hilquias, Jr 1.1; II Cr 34.9, 14; Esdras era Sacerdote da  sua mesma linhagem Ed 7.1. 
No capitulo 18 do Livro de Jeremias, encontramos umas das Parábolas mais envolventes da Bíblia Sagrada. Deus inspira o Profeta acerca do Vaso do Oleiro, dizendo: dispõe-te, e desce à casa do Oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Aprendemos três lições: 1º devemos estar  disponíveis e sensíveis a ouvir e obedecer ao Senhor. 2º Descer, significa esvaziar-se, de todo orgulho, altivez, traumas, medos, raízes de amargura, magoa, ódio. Se obedecermos as duas primeiras etapas a 3º etapa Ouviremos a voz de Deus.

A matéria prima do vaso vem do barro, um material marcado pela sua fragilidade, simplicidade, maleabilidade, durabilidade e representa a condição humana, Adão foi criado do pó da terra. O vaso que se quebrava nas mãos do Oleiro era Israel, Israel peca em três aspectos, sua Idolatria tirara a primazia que era de Deus Jr 2.11; abandonou conscientemente a Jeová com sua apostasia Jr 2.19; a Nação se afasta do Senhor com sua desobediência, não guarda o sétimo dia que a terra deveria descansar Jr 25.7,8; Lv 25; IICr 36.21. Então o povo passa 70 anos no cativeiro, Deus cumpre rapidamente sua palavra Jr 1.12;  A Nação de fato nasce de novo, três gerações são extintas no cativeiro. A parábola do Vaso do Oleiro simboliza o novo nascimento, naquela época no oriente, as casas eram ornamentas com vasos, existiam vasos de vidro que podiam se ser temperados para reaproveitamento, existiam também vasos de metal que eram desamassados, Deus não reaproveita o que não serve na nossa vida, por isso o vaso é de barro, porque é necessário ser quebrado e feito novamente II Co 5.17.

Portanto, literalmente cumpre-se na nação de Israel essa profecia. Nos dias atuais não é diferente Deus continua moldando aqueles que se dispõem a sua vontade, aqueles que não têm medo de descer as profundezas das revelações de Deus. O melhor lugar do barro está é nas mãos do Oleiro, lugar onde o barro está sempre disponível para ser moldado, trabalhado conforme a vontade do Criador, pois o barro em si mesmo não tem autonomia nem poder de se candidatar a estar nas mãos do Oleiro se o mesmo não escolher separa-lo para a obra de suas mãos, o vaso pronto também corre o perigo de achar valor em si mesmo, esquecendo-se que a excelência do poder é de Deus II Co 4.7.Tudo acontece nas mãos do Oleiro, as mãos escolhem o barro, o vaso quebra-se em suas mãos, o vaso é feito novamente através das suas mãos Criativas. Nossa historia esta nas mãos do Eterno, seja no fracasso ou na vitória, Ele é soberano sobre todas as coisas, Ele é Alfa e o Ômega. Tudo está no seu Controle.